Atirador exige que presidente ucraniano endosse documentário narrado por Joaquin Phoenix sobre abuso de animais - Loco do Bodoque

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atirador exige que presidente ucraniano endosse documentário narrado por Joaquin Phoenix sobre abuso de animais

Um homem com arma de fogo e explosivos tomou 13 reféns e exigiu que o presidente da Ucrânia endossasse um documentário sobre abuso de animais. O presidente obedeceu.

MOSCOU (Reuters) - Um impasse de quase 12 horas na Ucrânia entre a polícia e um sequestrador armado que exigiu, entre outras coisas, que o presidente do país endossasse publicamente um documentário sobre abuso de animais terminou com a captura do homem na terça-feira.

Depois de falar por telefone com o homem, que mantinha 13 reféns armados com uma arma automática e explosivos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu aos ucranianos que assistissem ao documentário.

"Todo mundo assiste ao filme de 2005 'Earthlings'", disse Zelensky em uma declaração concisa publicada no Facebook.

O documentário, narrado pelo ator americano Joaquin Phoenix, retrata animais que sofrem na agricultura industrial e em pesquisas científicas.

As autoridades identificaram o seqüestrador como um ex-condenado de 44 anos de idade, Maksim Krivosh, que usou o apelido de Maksim the Bad para postar um manifesto e demandas no Twitter.

As demandas desmedidas, incluindo a afirmação de que o governo era uma organização terrorista, não pareciam diretamente relacionadas à turbulenta política interna da Ucrânia, como geralmente são entendidas, ou à sua guerra de seis anos contra separatistas apoiados pela Rússia.

"Feliz dia do anti-sistema", escreveu Krivosh em um post. "Não se enganem." Em um vídeo postado online, ele usava uma boina preta e embalava uma versão abreviada de um rifle Kalashnikov.

Ele pediu aos membros do Parlamento, ministros e líderes da Igreja Ortodoxa Ucraniana que postassem mensagens dizendo: "Eu sou um terrorista legal".


Nenhum dos 13 reféns mantidos em um ônibus da cidade durante o período de tensão foi prejudicado fisicamente, disseram as autoridades, apesar de vários tiros terem sido disparados, deixando buracos de bala nas janelas do ônibus.

Krivosh exigiu especificamente que Zelensky endossasse o documentário "Earthlings". Ele também mostrou o documentário aos reféns no ônibus, informou a mídia local.

Vídeos e fotografias da cena em Lutsk, uma cidade no noroeste da Ucrânia, mostravam policiais afastando pedestres do ônibus. As forças de segurança foram vistas se escondendo atrás de postes e carros da polícia. Residentes de prédios próximos foram evacuados.

Na terça-feira, Zelensky havia dito em um comunicado que um homem havia chamado a polícia para anunciar que havia capturado o ônibus. Ele disse que tentaria resolver o impasse sem derramamento de sangue.

O endosso de Zelensky aos "terráqueos" pode ser visto como cumprindo a demanda de um terrorista. Mas isso também se encaixava no que seu escritório dizia ser uma estratégia negocial de tentar, acima de tudo, evitar irritar um homem fortemente armado com reféns.

Zelensky, em comunicado divulgado após a libertação dos reféns, sugeriu que ele não se importaria de parecer perdido, se isso salvasse vidas. "Não estávamos lutando por classificações", disse ele. "Estávamos lutando pela vida."

Ele excluiu o post endossando o filme.

Três pessoas foram libertadas depois que o presidente e o seqüestrador falaram por telefone, com os reféns restantes libertados depois que Zelensky postou sua declaração sobre "Terráqueos". Krivosh então se rendeu, disse a polícia.

Não está claro como o Sr. Krivosh obteve suas armas. Mas, nos primeiros anos da guerra separatista no leste da Ucrânia, voluntários de grupos paramilitares lutaram grande parte do lado ucraniano. Ao longo dos anos, algumas armas militares que eles carregavam na frente, incluindo rifles automáticos, granadas de mão e outros explosivos, desapareceram dos arsenais e foram usadas em crimes distantes da linha de frente, incluindo violência doméstica.

A disseminação de armas da guerra e as leis relativamente frouxas de armas fizeram com que a Ucrânia tivesse uma maior prevalência de armas na sociedade do que outras nações européias.

Fonte: New York Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário