Enterro de praticantes de vodu preocupa Exército no Haiti - Loco do Bodoque

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Enterro de praticantes de vodu preocupa Exército no Haiti



RIO – O Ministério da Defesa divulgou nota nesta quinta-feira informando que o governo brasileiro vai iniciar um plano emergencial para enfrentar os problemas mais graves no Haiti, após o terremoto que atingiu o país na última terça-feira. Uma das questões que mais preocupa os militares brasileiros é o sepultamento dos corpos, principalmente, daqueles que eram praticantes de vodu. O ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim, discutirá ainda nesta quinta-feira o plano com o presidente do Haiti , René Préval, e com líderes religiosos.

A religião, com forte presença no Haiti, não aceita que seus mortos sejam tocados enquanto não forem concluídos os rituais. De acordo com a nota, umas das soluções seria a abertura de covas num novo cemitério para oferecer aos familiares a possibilidade de que eles próprios procedam os rituais e o sepultamento, em condições sanitárias adequadas.Outra preocupação do governo é com a existência de cadáveres abandonados nas ruas. Segundo a nota divulgada, algumas pessoas estão sepultando seus mortos em encostas, com risco de exposição dos cadáveres nas chuvas. As autoridades estudam propor ao governo haitiano que indique uma área para instalação de um cemitério. Segundo a Defesa, os brasileiros mortos estão em câmara frigorífica do Brabatt, até que a ONU conclua os procedimentos burocráticos para o traslado ao Brasil.

Segundo o plano emergencial, além do sepultamento dos mortos, há outros quatro graves problemas no Haiti: socorro médico aos feridos; remoção de destroços; reforço da segurança nas operações; e distribuição de suprimentos, principalmente água e comida.

O ministro Jobim e os comandantes do Exército, General Enzo Peri, e da Marinha, Almirante Moura Neto, também visitaram as tropas atingidas pelos desabamentos. Muitos estavam feridos e outros deprimidos pela perda de companheiros. Nesta manhã, Jobim fez relato das medidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: O Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário