Os sites, blogs e todos os meios de comunicação já “berram” aos 4 cantos a decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará nesta 2ª feira sobre a suspensão das provas do Enem.
É bom lembrar que a decisão vale para todo o País.
Como há muita gente oportunista que estrapola, muitas vezes fazendo de uma “chuvinha” uma “tempestade”, o Blog Do Loco traz aqui, na íntegra, o que consta no site do Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16018) à respeito desse assunto:
“Segunda-feira, 08 de novembro de 2010 - 16:45
Informado pela imprensa sobre o teor da decisão da juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, que determinou a suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, o Ministério da Educação esclarece que a preocupação da magistrada referente à igualdade de condições dos concorrentes está assegurada pela utilização da Teoria de Resposta ao Item (TRI).Desde o Enem do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica a TRI, que permite a comparabilidade no tempo. Em 2009, por exemplo, foram aplicadas duas provas distintas em momentos distintos, em virtude de inundações em duas cidades do Espírito Santo e as provas nos presídios.
A consultoria jurídica do MEC/Inep, neste momento, ultima ações de esclarecimento à Justiça Federal do Ceará. Com a TRI, o conjunto de modelos matemáticos usados no Enem permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade.
Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova porque o grau de dificuldade é supostamente menor.
A aplicação da teoria da resposta ao item é frequente nas avaliações em testes de múltipla escolha aplicados em diversos países. No Brasil, a TRI é usada desde 1995 nas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede o desempenho de estudantes do ensino fundamental e médio. Em 2009, foi usada pelo Enem com o objetivo de garantir a comparação das notas do exame daquele ano com os seguintes.
Assessoria de Comunicação Social”
Como você pode conferir, está assegurado o direito dos participantes refazerem as provas.
Resta saber quem vai pagar a conta das pessoas que tiveram que se deslocar até o local das provas, tendo que desembolsar de seus bolsos para realizá-la. Quem garante que não ocorrerão mais transtornos aos participantes? Essas e outras questões estaremos trazendo em breve, a medida que forem ocorrendo. Somente uma coisa é certa: as falhas nessa edição do Enem servirão como pretexto para acabar com o mesmo.
Texto: Aurélio Madrid
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Home
Enem
Notícias Inusitadas
SITES ANUNCIAM ANULAÇÃO DAS PROVAS DO ENEM, MAS MINISTÉRIO AFIRMA QUE HAVERÁ NOVA PROVA
SITES ANUNCIAM ANULAÇÃO DAS PROVAS DO ENEM, MAS MINISTÉRIO AFIRMA QUE HAVERÁ NOVA PROVA
Tags
# Enem
# Notícias Inusitadas
About Louco do Bodoque
Não concordo e/ou compactuo com as postagens e comentários contidos neste blog, sendo de responsabilidade de seus respectivos autores.
Notícias Inusitadas
Marcadores:
Enem,
Notícias Inusitadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário